Desinsetizações

Além da desbaratização e da desratização realizamos o controlo de "hóspedes indesejáveis" como percevejos, pulgas, térmitas e outros.

Controlo de pragas e infestações

Além dos serviços de desratização e de desbaratização, a IPest leva a cabo a eliminação de todo o tipo de insetos

Descubra as diferentes espécies de pragas que eliminamos e quais os danos que estas lhe podem causar

Percevejos

O Percevejo é um animal noturno e alimenta-se de sangue humano, tendo a capacidade de depositar 200 a 500 ovos em 2 meses. O seu controlo imediato é muito importante de maneira a impedir a proliferação.

O principal local de ação do Percevejo é a cama e zona circundante mas caso a infestação se alastre sem tratamento, este desloca-se para diferentes locais como tomadas, quadros, mobília, cabeceiras de camas, debaixo de carpetes, entre outros. A sua presença pode ser identificada por manchas de sangue em materiais de cor clara, como as paredes, lençóis ou cortinados.

As fendas da madeira, em rodapés ou móveis, são as zonas de eleição para depositarem os ovos e para se esconderem durante o dia.

A presença duma infestação de Percevejos pode traduzir-se por presença de:

  • Odor – doce mas enjoativo
  • Manchas de sangue
  • Excrementos – pequenas manchas pretas sobre o colchão ou área circundante

Pulgas

A pulga é um inseto sem asas, geralmente com um tamanho entre 2 a 3 mm de comprimento e de cor castanha ou vermelha.

Os ovos das pulgas são muito pequenos, cerca de 0,5mm, sendo quase impossível de os encontrar. Uma fêmea pode originar até 2000 ovos no seu ciclo de vida e é capaz de depositar entre 25 a 40 por dia.

As pulgas adultas alimentam-se do sangue de mamíferos e de aves, enquanto as larvas se alimentam de fezes das pulgas adultas e material orgânico, existente em tapetes ou roupas.

Os casulos das pulgas podem manter-se em incubação durante 2 anos ou mais, sendo despertados pelas vibrações provocadas pelas pessoas, daí ser mais usual encontrá-las em casas habitadas.

Esta praga é um problema comum, principalmente onde existem cães e gatos.

Eis alguns sinais que indicam a presença duma infestação de pulgas:

  • Excrementos – na cama dos animais, carpetes ou tapetes
  • Analisar o pêlo do seu animal – as pulgas costumam depositar excrementos semelhantes a um pó preto, fácil de identificar com o pente para pulgas. Verifique se há pontos vermelhos ou castanhos (pulgas) a andar no pêlo do seu animal

Caruncho

Caruncho, Bicho da Madeira ou Gorgulho é o nome dado aos insetos que furam a madeira, cereais e feijão armazenado, sendo a madeira o seu principal alimento.

O seu ciclo de vida inclui 4 fases de desenvolvimento: ovo, larva, pupa e adulto.

Quando é adulto, o Bicho da Madeira coloca os ovos em fissuras na madeira, onde permanecem até eclodir para larvas, começando depois a destruí-la. Torna-se então difícil de os visualizar uma vez que iniciam, desde cedo, a escavação do túnel dentro da madeira, alimentando-se durante vários anos. Quando as larvas estão a evoluir para pupa, tendem a escavar em direção à superfície para depois se transformarem em adultos.

Os Bicho da Madeira preferem diferentes tipos de madeira, o que auxilia na identificação da espécie.

Existem alguns sinais que lhe indicam a presença de uma infestação:

  • Larvas – de cor clara e curvas
  • Ovos – difíceis de visualizar devido à sua reduzida dimensão
  • Insectos Adultos – emergem à superfície entre Abril e Setembro
  • Insetos Mortos – perto de madeira infetada
  • Madeira a desfazer-se
  • Pavimentos danificados e com risco de ceder
  • – causado pela perfuração do Bicho da Madeira
  • Túneis ou furos na madeira

Peixinho-de-Prata

É um inseto muito comum em todas as casas. Caracteriza-se pelo seu corpo oval, em forma de lágrima, sem asas e achatado, com cerca de 12-20mm. Pode apresentar uma cor branca, castanho-acinzentada, azul ou prateada, com escamas minúsculas.

Os seus movimentos assemelham-se aos de um peixe, daí a origem do seu nome. São nocturnos e movimentam-se muito rapidamente.

Estes insetos deixam pequenos orifícios no que mordem e podem manchar os materiais. Podem ainda provocar variados danos em livros, fotografias, estuque, pinturas e outro objetos que contenham amido ou celulose.

O seu habitat favorável inclui locais escuros e com elevada humidade (75% a 95%), como caves, sótãos, cozinhas ou casas de banho.

Mosquitos

Todos sabem o quão irritantes - e dolorosos - os Mosquitos podem ser. Não interessa quantos vai conseguir apanhar, existem sempre alguns que vão escapar e conseguir dar-lhe uma ou duas picadas que lhe vão provocar uma comichão desagradável.

Seguem-se alguns factos que poderá querer conhecer sobre estes pequenos Insectos tão desagradáveis:

  • Eles podem evoluir de ovos a adultos em apenas seis a dez dias;
  • São encontrados perto de águas paradas, onde as suas larvas se alimentam e se desenvolvem;
  • Parecem ser atraídos para cores brilhantes.



Os Mosquitos, normalmente, vão picá-lo ao amanhecer ou ao anoitecer - ou se você for azarado, em ambos. São as alturas do dia em que os seus relógios biológicos lhes dizem que é a hora de se alimentarem.

Térmitas

As Térmitas são pragas extremamente prejudiciais para ter na sua casa ou empresa, pois alimentam-se de madeira e materiais compostos por celulose.

O facto de ter Térmitas na sua Casa pode fazer com que o preço do imóvel desvalorize em cerca de 25%.

As Térmitas podem causar extensos danos à estrutura de um edifício caso não sejam controladas por Profissionais devidamente qualificados.

Todas as regiões de Portugal estão em risco. Áreas densamente povoadas enfrentam um risco maior de Infestação de Térmitas devido à grande concentração de edifícios.

Formigas

Como a maioria das espécies de formigas preferem climas quentes, o nosso ambiente é perfeito para prosperarem. Animais omnipresentes, existem cerca de 15.000 espécies e subespécies no Mundo; as mais comuns são a Formiga Argentina, a Formiga de Jardim, a Formiga Fantasma, a Formiga dos Pavimentos, a Formiga Faraó e a Formiga do Fogo.

As formigas podem tornar-se num incómodo, em particular quando entram na sua casa pois não sabemos por onde andaram para se alimentar, e como tal, não as queremos a passear nos nossos armários onde temos os nossos alimentos guardados.

As formigas viajam bastante na sua demanda por alimento, seguindo em grupo pelos trilhos que criaram em torno da fonte de alimento, tornando-se um incómodo em Residências e Empresas.

Pequenos montes de terra à volta de furos no solo e na base das paredes exteriores indicam a sua origem.

Processionária do Pinheiro

Originária do Sul e Centro da Europa esta Praga espalhou-se, nos últimos anos, para o Norte da Europa, possivelmente devido às alterações climatéricas.

A característica principal da Processionária do Pinheiro é que esta espécie está coberta de pêlos, sendo que estes podem causar alergias e representam um risco para a saúde, já que causam irritação na pele que se manifesta através de erupções cutâneas e vermelhidão em várias partes do corpo, que podem durar várias semanas, ou através de irritação nos olhos e problemas respiratórios.

Os factos que se seguem também contribuem para o efeito causado pela Processionária do Pinheiro:

  • Cada Processionária do Pinheiro pode colocar até 200 ovos na copa da árvore;
  • As Processionárias fêmeas são capazes de distinguir os tipos de Pinheiros apenas pelo cheiro e aspecto dos mesmos, “decidindo” desta forma, onde colocar os seus ovos;
  • Pode-se chegar a encontrar até 2.000 ovos na mesma árvore, que ao eclodir irão dar origem ao mesmo número de lagartas;
  • Cada lagarta tem cerca de 1.000 pêlos que podem provocar alergias e até mesmo problemas de asma.

Vespas

As Vespas podem ser confundidas com as Abelhas, em especial com as Abelhas produtoras de mel; no entanto, estas variam em cor do castanho dourado ao quase preto e têm muito mais pêlo do que as Vespas.

Apenas as Vespas fêmeas têm um veneno que podem usar várias vezes, quando se sentem ameaçadas. Na maioria dos casos, o veneno da Vespa não causa danos a longo prazo, mas pode ser fatal se for alérgico a picadas.

Tratar de um ninho de Vespas é, muitas vezes, a forma mais eficiente de eliminar Vespas e reduzir o risco de picadas.

As Vespas podem construir ninhos ao ar livre, sob beirais ou, se tiverem acesso, podem encontrar áreas protegidas dentro da sua Casa, tais como cavidades nas paredes, no tecto ou em sotãos.

Se descobrir um ninho no seu espaço, não tente livrar-se dele sozinho, contacte-nos para saber mais sobre o nosso serviço de remoção de ninhos de vespa.

Controlo de pragas e infestações

Aranhas

Existem mais de 35.000 Espécies de Aranhas no Mundo que podem ser uma perturbação no lar.

Estes animais são atraídos para o calor, espaços pequenos e escuros, tais como fendas na parede, os cantos de paredes, as entradas de ar, e os beirais da sua Casa.

Existem, no entanto, outras Espécies de Aranhas que preferem ficar mais perto do exterior, tecendo as suas teias no seu jardim ou perto da sua iluminação exterior.

A maioria das Aranhas são um incómodo, principalmente devido às suas teias.

Moscas

Existem mais de 120 mil espécies de Moscas em todo o mundo.

Estes animais são uma praga em todo o sentido da palavra já que representam um risco para a saúde dos seres Humanos, animais de estimação e animais de criação.

Podem infestar a sua Casa ou Empresa e propagar doenças como, por exemplo, Salmonelose e E. coli. Algumas espécies podem até morder os Humanos e os animais.

Se um pequeno problema com Moscas não for controlado existe um grande potencial de se transformar numa grave infestação.

Algumas espécies são capazes de amadurecer de ovos para adultos em apenas sete dias.

Traças

As Traças não representam propriamente um risco para a saúde. São uma praga maléfica nas casas pelos danos sérios que as suas larvas causam em vestuário, tecidos, peles, couros, tapetes e carpetes.

Estes danos podem continuar por muitas semanas após a eclosão das lagartas e serem já de dimensão considerável quando forem vistas muitas Traças voadoras. Por isso, é muito importante prevenir as infestações.

Uma pequena infestação de Traças pode ser tratada com produtos comercias para amadores, mas uma infestação muito implantada requer geralmente assistência profissional.

Sinais da presença de Traças:

  • O primeiro sinal é frequentemente algum dano num tecido;
  • Presença de traças adultas (mais rastejantes do que voadoras);
  • Existência de larvas semelhantes às da Mosca (lagartas de Traça);
  • Existência de tubos ou invólucros sedosos onde as larvas de Traça vivem;
  • Presença de pupas (casulos de seda) onde as larvas se transformem em Traças.

Traça doméstica

  • As adultas medem entre 8 e 14 mm, são castanhas e têm três ou quatro manchas mais escuras.
  • As larvas medem até 20 mm, são de cor branco-sujo, têm a cabeça castanha e alimentam-se de vários têxteis de origem animal, incluindo lã, peles e penas.



Traça branca doméstica

  • As adultas medem entre 6 e 10 mm e têm cabeça branca e asas com manchas.
  • As larvas medem até 12 mm, são brancas-acastanhadas e têm cabeça castanha-avermelhada. Devoram vários tipos de alimentos e causam menos danos nos têxteis do que as larvas da Traça da roupa ou da Traça castanha doméstica.

Procura uma empresa de desinsetizações e controlo de pragas?